Página principal

A enciclopédia do teatro que todos podem editar.
03h08min (UTC) sábado, 1 de outubro de 2016
9 834 artigos
Bem-vindo · Ajuda · Como registrar-se · Pedir uma página · Livro de Estilo · Portal comunitário · Estatísticas
Para participar, crie sua conta ou envie um email para enciclopedia@spescoladeteatro.org.br


120px-Newspaper Cover.svg.png Eventos

Iberescena1 (180x109).jpg

Iberescena 2015/2016

Estão abertas, até o dia 30 de setembro, as inscrições para o Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas. Em sua nona edição, o programa irá selecionar projetos nas seguintes categorias: A) Ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; B) Ajuda a coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas; C) Ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência. O valor das premiações varia de 6 mil euros a 30 mil euros.

Todas as informações e os formulários referentes a cada um dos processos seletivos estão disponíveis, em português, na página eletrônica, que pode ser acessada clicando aqui.

Atualmente, o Iberescena é integrado por 13 países que financiam o programa: Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai, além da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB). Através de seu edital, o Fundo Iberescena pretende promover os Estados membros e, por meio de ajuda financeira, criar um espaço de integração para as artes cênicas.

Espetáculos

PessoasIvam (180x180).jpg

Pessoas Perfeitas

O roteiro de "Pessoas Perfeitas" foi escrito por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez a partir da observação das vidas de moradores do centro de São Paulo e de entrevistas realizadas.

A peça dá continuidade às pesquisas da companhia Os Satyros sobre os moradores da região central da cidade de São Paulo e revela o encontro e o convívio entre moradores anônimos da metrópole. Nem as profundas diferenças entre eles são capazes de impedir esse contato.

Na trama, Medalha é uma jovem que sai do interior para o centro de São Paulo em busca de experiências espirituais. Ela frequentará a Igreja das Pessoas Perfeitas com seu namorado, Binho, um garoto de programa que abandonou os pais na periferia sem nenhuma notícia.

Enquanto aguarda ansiosamente por um contato do filho, Robalo conhece Sarah em uma linha de disque amizade. A moça, na verdade, é Ruy, um homem que dedica seu tempo a cuidar da mãe, uma senhora que tem Alzheimer, e de madrugada altera sua voz para conhecer pessoas pelo telefone.

Maristela, a irmã de Ruy, sonhava em ser uma cantora famosa quando jovem. Hoje, tem câncer de laringe e está fadada à morte. Ela trabalha como caixa numa boate e mantém uma paixão doentia por Elder, um escritor decadente e viciado que vive declamando seus poemas pelas madrugadas.


Leia mais...

BerlinSchauspielhaus.jpg Espaços teatrais

A primeira estreia no Teatro Faap aconteceu em 20 de março de 1972 com o projeto interativo "Supermercado de Som e Imagem". Na época, o teatro ainda estava em obras e o espaço foi adaptado com almofadas e carpetes para receber o público.

Em 1971, o cineasta Roberto Nanni foi nomeado diretor do teatro e confiou ao arquiteto e cenógrafo Aldo Calvo e ao engenheiro Igor Sresnevski o trabalho de transformar um porão em teatro, com intuito de se tornar um centro cultural para os alunos da faculdade.

A inauguração oficial foi em 1975, com um concerto de Jacques Klein. Nesse momento, o teatro passa a receber companhias profissionais e continua apresentando concertos, programação de cinema, palestras.


Leia Mais...

Shylock icon.png Artistas

Apca1 (180x120).jpg

A Associação Paulista de Críticos de Arte e seus premiados estão entre os 9.000 verbetes da Teatropédia

A APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes tem suas origens na seção paulista da Associação Brasileira de Críticos Teatrais (ABCT). Em 1951, oito críticos de teatro, liderados por Nicanor Miranda, seu primeiro presidente, sedimentaram as bases de uma entidade, inicialmente preocupada com o teatro. A autonomia propiciou a oportunidade da transformação, em 1956, em APCT - Associação Paulista de Críticos Teatrais, com o interesse de veicular o teatro e suas preocupações pertinentes a São Paulo.


Em 1972, nova reestruturação. Agora como Associação Paulista de Críticos de Arte, que incorporava os setores de Artes Visuais, Cinema, Literatura, Música Popular e Televisão. No ano seguinte, são incorporados os setores de Dança e Música Erudita. Em 1979, incorpora-se o Teatro Infantil, e, em 1980 o setor de Rádio.

Leia Mais...

Page1-798px-Comedy of Errors-Dromios.pdf.jpg Grupos

MalditosDramaturgos (180x137).jpg

O coletivo Malditos Dramaturgos! surgiu nos corredores da SP Escola de Teatro em outubro de 2013. Da necessidade de um espaço mais amplo para a reflexão da dramaturgia contemporânea, alguns aprendizes de dramaturgia da Escola articularam discussões públicas sobre seus próprios textos e textos de jovens dramaturgos convidados.

O coletivo organizou diversos encontros para discutir dramaturgia contemporânea e, especialmente, a produzida na própria cidade. Percorre diferentes espaços da cidade, como o Ateliê Casa Amarela, a SP Escola de Teatro, bares, restaurantes e espaços públicos, como a Praça Roosevelt e a Rua Dr. Cezário Motta Jr.

A partir de 2014, os Malditos Dramaturgos! passam também a realizar leituras dramáticas de peças produzidas dentro desta comunidade com o fim de realmente colocar a jovem dramaturgia paulistana em pauta.

O coletivo realizou em 2013 leituras dramáticas de textos próprios e um evento com textos de jovens dramaturgos paulistanos em espaços gentilmente cedidos por seus responsáveis, como a Livraria Martins Fontes, o Ateliê Casa Amarela e a SP Escola de Teatro.


Leia Mais...